Ana Madalena Moreira
Nasceu em Faro, onde iniciou os estudos musicais. Em 1987 iniciou os estudos de Canto com a professora polaca Marta Jaroszewicz.
É licenciada em Matemática. Foi um dos elementos fundadores do Coro da Universidade de Évora, tendio prestado colaboração directa ao então maestro e director artístico.
É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música em Lisboa, onde estudou com a professora Joana Silva e onde frequentou a classe da professora Olga Pratts.
Frequentou os cursos de Verão na Internacional Sommerakademie Mozarteum, na Áustria, onde trabalhou com os professores Elisabeth Schwarzkopf, Kerstin Meyer, Werner Hollweg e Rudolf Knoll. Aperfeiçoou o seu repertório em Ópera Italiana com a Professora Iris Adami - Corradeti.
Frequentou, em Portugal, cursos de aperfeiçoamento com os professores Oliveira Lopes, Elsa Saque e Liliana Bizineche.
A sua actividade têm-se centrado em Recitais e Concertos, em Portugal e no estrangeiro nomeadamente em Espanha, França, Bélgica e Áustria.
Foi solista com a Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra da Câmara de Cascais, com o Coro Polifónico Eborae Musica e com o Quarteto Lacerda. Actuou em colaboração com os Maestros Manuel Ivo Cruz, Christopher Bochmann, José Ferreira Lobo, José Atalaya, João Paulo Santos, Armando Vidal, Mats Liljefors, Günther Arglebe e Kodo Yamagishi bem como com os pianistas Lucjan Luc, Alessandro Misciasci, Michael Lobberegt, Eurico Rosado, Nicholas MacNair e Mariko Moritani. Em duo com os guitarristas Piñeiro Nagy e Carlos Gutkin.
Gravou para a R.T.P. e para a R.D.P.
Obteve a Menção Honrosa, no III Concurso Nacional de Canto, "Luísa Todi" e foi seleccionada em 1995 para a semi-final no Concurso Internacional Belvedere.
Estreou-se na Ópera interpretando a personagem de Rainha da Noite em “Flauta Mágica” de Mozart, a que se seguiram outras interpretações em Óperas do mesmo compositor tais como em “Rapto do Serralho”, “Don Giovanni” e “Idomeneo”.
Apresentou-se na EXPO ‘98 interpretando “Madame Herz” da ópera “Schauspieldirektor”.
Em Outubro de 98 frequentou a Master-classe com o professor Ted Puffer e foi finalista no “Concours Internacional d’Art Lyrique“ em França.
O seu repertório estende-se igualmente a outras áreas tendo apresentado-se em Concerto com interpretações de obras como “Missa em Dó M” de Mozart, “Stabat Mater” de Pergolesi, “Gloria RV 589” de Vivaldi, “Missa de Stª Teresa” de Haydn ,“Requiem” de Domingos Bomtempo, Cantata de Bach “Jauchzet Gott in allen Landen”, “Exultate Jubilate” de Mozart, a Óratória “Jephte” de Giacomo Carissimi, a Oratória “Die Schöpfung” de Haydn e o ciclo “Schéhérazade” de Maurice Ravel e “Stabat Mater” de Rossini.
No âmbito do Lied a sua preferência em Recital tem-se centrado em Richard Strauss, Schubert e Schumann, integrando também no seu repertório música de outros compositores tais como Ravel, Duparc, Fauré, Bizet, etc.
Aperfeiçoou a sua técnica vocal e interpretativa, em Viena, com a professora Karmmersängarin Ruthilde Boesch.
Gravou um CD patrocinado pelo Ministério da Cultura, onde interpreta música dos compositores portugueses: Croner de Vasconcellos, Ivo Cruz e Vianna da Motta.
Em Maio de 2002, no Teatro Camões, interpretou a personagem de Gilda na Ópera “Il Rigoletto” de Verdi.
Em Fevereiro de 2004, editou um CD de Árias de Ópera – “Octaedrum” - que foi gravado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do Maestro Manuel Ivo Cruz. Com obras de Dvořák, Mozart, Marcos Portugal, Bellini, Donizetti, Verdi, Puccini, Rossini e Alfredo Keil.
Parabéns pelo notável percurso!
ResponderEliminarQue este blog traga mais protagonismo porque bem merece :)
Gostei imenso do blog e da personagem dele. Parabéns e estás lindíssima nas fotos. MUITÍSSIMO SUCESSO!!!!
ResponderEliminarBjs. Fátima Lopes